“Praticamente tudo o que os nossos olhos veêm é comunicação visual, uma nuvem, uma flor, um desenho técnico, um sapato, um panfleto, uma libélula, um telegrama (excluindo o conteúdo), uma bandeira. Imagens que, como todas as outras, têm um valor diferente segundo o contexto em que estão inseridas, dando informações diferentes.”
Bruno Munari in Design e Comunicação Visual

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

It's About Time!


De facto, esta é a ocasião propícia a uma incursão mais séria no universo do design. Conto com algumas experiências, mais ou menos bem sucedidas, mas que não me satisfazem na totalidade pela carência de formação.

Importa agora lançar um olhar atento sobre os processos do design, sobre a linguagem gráfica e os seus elementos. Urge perceber o papel do design no registo gráfico da informação e na organização formal dos elementos que constituem o pensamento. Interessa entender o design de comunicação visual como a expressão planificada de um propósito e reflectir sobre as principais funções do design na sua componente didáctica, comunicacional e artística. Importa, sobretudo, descobrir os múltiplos impactos do design na sociedade.

Jornalista de profissão, encaro o design como um importante recurso, um complemento e um desafio.

Está na hora. E vem mesmo a tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário