A primeira proposta de trabalho apresentada aos discentes do 1º ano de Ciências da Comunicação, no âmbito da cadeira de Design e Comunicação Visual sugere que, tendo por base uma música do seu agrado elaborem uma composição que seja a interpretação visual da mesma, constituída pelos elementos básicos da comunicação visual, organizados segundo as técnicas de comunicação visual.
Neste contexto, e porque sou uma apaixonada por música clássica resolvi escolher como tema As Quatro Estações de Vivaldi, quatro famosíssimos concertos para violino e orquestra, publicados em 1725, com o título "Il Cimento dell'Armonia e dell'Invenzione", algo como "Experiência de Harmonia e Invenção".
Esta obra (a oitava) do "Padre Ruivo" merece bem a fama de que goza, pois possui todas as qualidades da musica de Vivaldi - temas concisos, clareza da forma, vitalidade rítmica, textura homofónica, frases equilibradas, diálogo dramático entre solista e conjunto...
E são precisamente estas qualidades que determinarão, consoante a estação, a escolha dos elementos básicos e técnicas a utilizar, adaptadas aos contornos quadrado e círculo (para cada uma das estações).
Reconheço que vou ter o quádruplo do trabalho, mas concordo plenamente com o que professor Bruno Giesteira disse, que "é muito mais exigente, se não impossível" congregar harmoniosamente as quatro estações, com todas as diferenças que as caracterizam, sem que o projecto se torne numa amálgama intragável de formas e cores.
Desta forma, cada uma das peças musicais terá um tratamento mais aprofundado, sendo possível explorar convenientemente os mais importantes elementos distintivos: o ritmo e a cor.
As Quatro Estações
No largo da "Primavera", o texto conta como o "pastor de cabras adormeceu com seu leal cão ao lado"; a música langorosa só é interrompida pelo "ladrido" da viola solo. Nesta estação serão previligiados, o ponto, a linha, o tom, as cores (vivas e alegres) e o movimento, aliados às técnicas da harmonia, simplicidade, simetria, actividade... que traduzem na perfeição o ambiente bucólico e sereno da estação.
Já no "Verão", o sol abrasador atinge os camponeses, mas uma tempestade anuncia-se, eclodindo no terceiro movimento numa furiosa chuva de granizo acompanhada pelo crepitar de uma rápida passagem ornamental na orquestra e no solo. Desta feita, a cor (intensa e forte), a forma, a direcção e a linha marcarão esta estação. A instabilidade meteorológica expressa implica o uso das técnicas de instabilidade, irregularidade, complexidade, ênfase e ousadia.
O "Outono" abre com uma dança camponesa para celebrar a colheita e conclui com uma caça, que culmina na morte de um veado selvagem. Esta estação ficará certamente marcada pela cor, difusa e subtil, no início, e forte e pungente, no final, pelo tom, pela linha, pela escala e pela dimensão. Instabilidade, complexidade, profusão e ênfase serão as técnicas mais utilizadas.
Por fim, o "Inverno" descreve primeiro o frio e o bater de dentes, depois momentos calmos junto ao fogo e, enfim, a alegria temerária de deslizar no gelo quebradiço e ouvir o assobio dos ventos invernais. Os elementos básicos da comunicação a utilizar nesta estação serão o ponto, a linha, as cores frias como o gelo retratado, os tons, organizados segundo as técnicas da regularidade, do êxtase, da subtileza e da transparência.
Esta é apenas a minha primeira abordagem. Certamente vou rejeitar algumas ideias, acrescentar outras... Mas o processo de criação é mesmo assim!
Neste contexto, e porque sou uma apaixonada por música clássica resolvi escolher como tema As Quatro Estações de Vivaldi, quatro famosíssimos concertos para violino e orquestra, publicados em 1725, com o título "Il Cimento dell'Armonia e dell'Invenzione", algo como "Experiência de Harmonia e Invenção".
Esta obra (a oitava) do "Padre Ruivo" merece bem a fama de que goza, pois possui todas as qualidades da musica de Vivaldi - temas concisos, clareza da forma, vitalidade rítmica, textura homofónica, frases equilibradas, diálogo dramático entre solista e conjunto...
E são precisamente estas qualidades que determinarão, consoante a estação, a escolha dos elementos básicos e técnicas a utilizar, adaptadas aos contornos quadrado e círculo (para cada uma das estações).
Reconheço que vou ter o quádruplo do trabalho, mas concordo plenamente com o que professor Bruno Giesteira disse, que "é muito mais exigente, se não impossível" congregar harmoniosamente as quatro estações, com todas as diferenças que as caracterizam, sem que o projecto se torne numa amálgama intragável de formas e cores.
Desta forma, cada uma das peças musicais terá um tratamento mais aprofundado, sendo possível explorar convenientemente os mais importantes elementos distintivos: o ritmo e a cor.
As Quatro Estações
No largo da "Primavera", o texto conta como o "pastor de cabras adormeceu com seu leal cão ao lado"; a música langorosa só é interrompida pelo "ladrido" da viola solo. Nesta estação serão previligiados, o ponto, a linha, o tom, as cores (vivas e alegres) e o movimento, aliados às técnicas da harmonia, simplicidade, simetria, actividade... que traduzem na perfeição o ambiente bucólico e sereno da estação.
Já no "Verão", o sol abrasador atinge os camponeses, mas uma tempestade anuncia-se, eclodindo no terceiro movimento numa furiosa chuva de granizo acompanhada pelo crepitar de uma rápida passagem ornamental na orquestra e no solo. Desta feita, a cor (intensa e forte), a forma, a direcção e a linha marcarão esta estação. A instabilidade meteorológica expressa implica o uso das técnicas de instabilidade, irregularidade, complexidade, ênfase e ousadia.
O "Outono" abre com uma dança camponesa para celebrar a colheita e conclui com uma caça, que culmina na morte de um veado selvagem. Esta estação ficará certamente marcada pela cor, difusa e subtil, no início, e forte e pungente, no final, pelo tom, pela linha, pela escala e pela dimensão. Instabilidade, complexidade, profusão e ênfase serão as técnicas mais utilizadas.
Por fim, o "Inverno" descreve primeiro o frio e o bater de dentes, depois momentos calmos junto ao fogo e, enfim, a alegria temerária de deslizar no gelo quebradiço e ouvir o assobio dos ventos invernais. Os elementos básicos da comunicação a utilizar nesta estação serão o ponto, a linha, as cores frias como o gelo retratado, os tons, organizados segundo as técnicas da regularidade, do êxtase, da subtileza e da transparência.
Esta é apenas a minha primeira abordagem. Certamente vou rejeitar algumas ideias, acrescentar outras... Mas o processo de criação é mesmo assim!
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