“Praticamente tudo o que os nossos olhos veêm é comunicação visual, uma nuvem, uma flor, um desenho técnico, um sapato, um panfleto, uma libélula, um telegrama (excluindo o conteúdo), uma bandeira. Imagens que, como todas as outras, têm um valor diferente segundo o contexto em que estão inseridas, dando informações diferentes.”
Bruno Munari in Design e Comunicação Visual

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Cor



No momento, o meu espírito está inteiramente tomado pelas leis das cores.
Ah, se elas nos tivessem sido ensinadas em nossa juventude.
Van Gogh

A
cor é a tecla. O olho é o martelo. A alma o piano de inúmeras cordas.
Wassily Kandinsky

As cores são a minha obsessão, o meu divertimento e o meu tormento de todos os dias.
Monet
Todas as cores concordam no escuro.
Francis Bacon


As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é, na verdade, composta pelas sete cores do arco-íris. Quando a luz do sol ilumina um objecto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objecto, enquanto as outras são reflectidas na direcção dos olhos que as percebem. É esse fenómeno que nos permite dizer qual a cor dos objectos.
As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e tendem, assim, a produzir vários juízos e sentimentos. Aparentemente, damos um peso às cores. Na realidade, olhando para cada cor damos um valor-peso, mas é somente um peso psicológico.
A cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial. É um componente com grande influência no dia-a-dia das pessoas, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto; pode portanto, ser usada deliberadamente para se atingir objectivos específicos.
Devido às suas qualidades intrínsecas, a cor tem capacidade de captar rapidamente - e sob um domínio emotivo - a atenção.
A cor exerce uma tríplice acção: a de impressionar, a de expressar e a de construir. A cor é vista: impressiona a retina. É sentida: provoca emoção. É construtiva, pois tendo um significado próprio, possui valor de símbolo, podendo assim, construir uma linguagem que comunique uma ideia.

(artigo a desenvolver posteriormente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário